Academic Company Events Community Support Solutions Products & Services Contact NI MyNI
  Print Print
  |   PDF  |  

Projeto e implementação de um sistema de controle em malha fechada para transmissão hidrostática usando o sistema Field Point da NI

Diagrama esquemático do sistema de transmissão hidrostática

"A implementação do sistema SCADA usando Field Point e interface LabVIEW, agrega valor à transmissão hidrostática, já que não é comum a implementação deste tipo de ferramentas em sistemas hidráulicos. "

- Dr. Ing. Max Suell Dutra, Grupo Laboratório de Robótica COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

The Challenge:
Projetar, construir e integrar um sistema de controle de velocidade em malha fechada para a transmissão hidrostática entre bomba de deslocamento positivo e motor fixo aplicado em máquinas de serviço pesado (máquinas agrícolas, tratores, colheitadeiras, manipuladores industriais, dragas, caminhões de lixo, aviões, entre outros). Desenhar o sistema de controle, monitoração e supervisão (SCADA) utilizando o software Labview aproveitando a potencialidade do sistema no uso de controladores P, PI, PID para regulação da velocidade e implementando como plataforma hardware o Field Point da National Instruments.

The Solution:
Projetar e implementar um sistema de controle de velocidade em malha fechada para uma transmissão hidrostática por meio de um sistema supervisório e aquisição de dados (SCADA). O estudo foi realizado visando implementar uma estratégia que permita manter as velocidades de saída do motor constantes para diferentes condições de operação (com ou sem carga). Foram realizados estudos para a instrumentação do sistema (sensores de pressão e velocidade) e de identificação da função de transferência da transmissão hidrostática a partir da velocidade de saída do motor hidráulico, para então projetar o controlador P, PI e PID de acordo com o critério de Ziegler-Nichols. Após a realização do projeto do controlador, foi desenvolvido o programa de controle usando o toolbox de Labview e a implementação de uma interface de monitoramento e supervisão remota para a transmissão hidrostática. A atividade remota foi realizada através da aplicação de tecnologia Field Point e a interface com o padrão de comunicação RS-232 com o software Labview 7 Express, ambos desenvolvidos pela National Instruments. A possibilidade de pesquisar e trabalhar com as tecnologias e máquinas citadas gera grande impacto tecnológico, pois viabiliza a investigação e desenvolvimento de práticas de soluções para as mesmas.

Read the Full Case Study

  Print Print
  |   PDF  |  

Explore the NI Developer Community

Discover and collaborate on the latest example code and tutorials with a worldwide community of engineers and scientists.

‌Check‌ out‌ the‌ NI‌ Community

Who is National Instruments?

National Instruments provides a graphical system design platform for test, control, and embedded design applications that is transforming the way engineers and scientists design, prototype, and deploy systems.

‌Learn‌ more‌ about‌ NI